segunda-feira, 15 de março de 2010

Gênesis - Robert Crumb

Pensem comigo em uma bem difundida passagem bíblica: a serpente convence Eva a comer o pomo da Árvore do Bem e do Mal. Deus fica sabendo (quem dedurou?) e aparece em meio a sua fúria lá pelas bandas do Jardim do Édem. Passa um sabão em nossos incautos ancestrais, vira-se para a serpente e esbraveja: “Você serpente, devido à incorreção de seus atos, será condenada a rastejar eternamente!”. Até aí tudo bem, todo mundo sabe. Mas espere aí! Se a serpente só foi condenada a rastejar após ter dado aquela dica alimentar para Eva (An apple a day keeps the doctor away!), como era então, à época, a anatomia do maldito ofídio? Explicação de Mr. Crumb: ele tinha pernas, ora!
Robert Crumb, o mítico ilustrador novaiorquino, dá vida a episódios da bíblia sagrada desde o Gênesis até a passagem que trata de José no Egito. Seus traços meticulosos e arredondados dão rosto a centenas de personagens veneráveis como Abraão, Isaac, Noé, Sara e Rebeca. A idéia era manter o texto original como consta na bíblia, apenas fazendo alterações de modo a resumir algumas passagens. Ao final, aí sim observações interessantes do autor, como as considerações sobre as origens da sociedade judaica e os resquícios de uma organização matriarcal, cuidadosamente apagada dos textos posteriores por sacerdotes picaretas.

E tem mais: já imaginou Adão e Eva praticando o mais antigo dos esportes? Abraão e Sara dando umazinha? Isaac e Rebeca mandando ver? Lot traçando suas duas filhas? Tudo isso você encontra na obra de Crumb que, mesmo tratando de assunto sério de forma séria, encontra espaço para naturalizar e interpretar os textos “sagrados” com uma liberdade artística invejável.




Marcadores:

2 Comentários:

Blogger CRDias disse...

Percebo que a interação entre os blogs "OK, VC VENCEU..." e o "Bíblia Twist" gerará bons frutos. Conhecendo os respectivos autores, não poderia esperar outra coisa se não excelentes textos!

Saudações periciais,

19 de março de 2010 às 13:36  
Blogger Renato F. disse...

Ó grande perito!

Obrigado pela visita! Ainda estou acertando algunas coisas por aqui, mas todo comentário é bem vindo. Agora só falta um blog seu, pois idéias e habilidade é o que não falta! (Talvez falte é tempo mesmo,rs...)

Abraços petrolíferos.

19 de março de 2010 às 16:27  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial